-->

Histórico da associação


No final de março de 2008, o grande mestre de judô, Nobuo Suga, fechou as portas de uma das mais tradicionais academias de Judô do Estado de São Paulo (e do Brasil): a Associação Cultural de Judô de São Bernardo do Campo. O motivo do encerramento de atividades foi a saúde debilitada do Sensei Suga, que estava com 80 anos idade.

Os alunos de Nobuo Suga se reuniram e decidiram manter vivos os valores ensinados pelo mestre, que pregava a prática do esporte com honra, respeito, disciplina e técnica apurada.

Os treinamentos foram transferidos para um espaço alugado dentro da Escola de Balé Inês Amaral, próxima ao local onde ficava a academia do Sensei Suga. A cada aula de judô, os atletas montavam e desmontavam os tatames numa sala repleta de espelhos, barras e elementos próprios para a prática da dança e não da arte marcial.

Com a concordância ainda em vida do Mestre Suga, foi criada a Associação de Judô Sensei Suga, para regulamentar a ação de seus discípulos, dispostos a propagar o ensinamento do judô sem nenhum fim lucrativo.

Infelizmente o mestre faleceu em fevereiro de 2009, e não viu a Associação ser devidamente formalizada em abril do mesmo ano.

Após várias tentativas de se encontrar um local mais adequado para os treinamentos, finalmente no dia 1º de junho de 2010, o Judô Sensei Suga passou a exercer suas atividades em instalações mais apropriadas, na Rua Frei Gaspar nº 701, em São Bernardo, onde os discípulos do Sensei Suga viram-se em ambiente corretamente adaptado para dar sequência ao treinamento e, principalmente, à orientação moral das crianças e adolescentes que fazem parte de seu grupo.

Em todas as aulas, o judô ensinado é essencialmente técnico e, acima de tudo, dentro da postura ética e filosófica transmitida pelo saudoso mestre.

Sensei Suga, apesar de ter levantado inúmeros campeonatos com sua equipe, nunca cobrou dos seus alunos competidores a vitória a qualquer custo. Ele sempre pedia para seus atletas se esforçarem ao máximo e exigia um comportamento digno dos verdadeiros judocas: competir com lisura,cumprimentar os adversários e nunca ter atitudes desrespeitosas com árbitros, mesmo nas injustiças. Essas posturas, características do Sensei Suga, preparam os alunos para enfrentar as dificuldades da vida.

A Associação de Judô Sensei Suga está sempre aberta a visitas dos praticantes de judô do grande ABC, da baixada santista, da capital, de outros Estados e países, sempre buscando um intercâmbio proveitoso.

Os mestres e professores da Associação de Judô Sensei Suga exercem suas funções sem nenhuma remuneração, sendo as despesas inerentes ao funcionamento da academia cobertas graças a contribuições de alunos e, quando necessário, dos próprios mestres e professores.

A real recompensa do grupo que constitui a Associação de Judô Sensei Suga é a satisfação dos seus membros em contribuir para o desenvolvimento do judô e para a perpetuação da memória do shihan (grande mestre que possui nono ou décimo grau), Nobuo Suga.